Certa vez, o filósofo René Descartes disse algo que atravessa gerações e faz todo sentido para o desenvolvimento de praticamente todos os campos da vida. Estamos Falando da tão famosa frase “Quem não é visto não é lembrado”. Pode acreditar que ainda faz muito sentido, principalmente para a boa comunicação das empresas. E é por isso que esse post falará sobre branding.

Branding é basicamente a execução visual do ativo mais importante de uma empresa, ou seja, a marca. Sem uma boa identidade visual, e sem diversas peças de comunicação, seria praticamente impossível desenvolver a percepção do público alvo.

Para resumir, não existe campanha publicitária sem branding. Um bom logotipo, folders, flyers, entre outros materiais, são peças criadas estrategicamente de acordo com cada objetivo. Quando esse material é inserido em uma estratégia clara e consistente, e direcionados para as mídias adequadas, são excelentes formas de divulgação e de presença de marca.

Todo profissional de comunicação sabe que branding é absolutamente indispensável. Porém, é importante compreender que uma boa marca vai muito além de um logotipo “bem feito” ou uma identidade visual “bonita”. É mais do que necessário assimilar que cada detalhe de uma marca deve estar presente sem ser por acaso, ou seja, não é só estética, precisa ter conceito e, acima de tudo, propósito.

Para trabalhar com branding, seja no desenvolvimento de um logotipo para um cliente ou na criação de peças para uma campanha, é obrigatório refletir sobre as convicções e mensagens de cada marca.  Então fica a dica, produza para ser visto com clareza e lembrado pela qualidade.

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