Planos para 2023?
Depois de um ano de decisões e definições, quase uma entressafra entre os atípicos anos de COVID e o retorno à “normalidade”, nos vemos na linha de largada para um novo capítulo chamado 2023.
Qual seu plano para ele?
Com a pandemia, surgiram enxurradas de “especialistas” em marketing/digital. Virou “bico” oferecer serviços de gestão de redes sociais e tráfego pago, quase sempre com um discurso milagroso de vendas. Até aí, tudo bem, alguns até fizeram um bom trabalho, teve esforço. Mas, na maioria das vezes, faltou seriedade e preparo. Faltou realmente entender o que existe por trás dessas novas configurações da comunicação: capacidade de interpretação e poder de análise, planejamento estratégico, uso adequado das ferramentas mercadológicas… enfim, faltou coerência e experiência.
E experiência não se inventa: ela se adquire apenas com o tempo e com o conhecimento acumulado na vivência prática do trabalho e das inúmeras (e frequentes) mudanças de cenários que ele nos sinaliza.
Ter experiência ajuda a ter assertividade. E ser assertivo é mais do que fazer o certo; é saber quando e como agir, otimizando recursos e tempo, sendo objetivo – sob o tempero da criatividade – na arte de divulgar e vender.
E que fique claro que marketing e propaganda são muito mais do que pixels bonitinhos; eles são a raiz da comunicação de ideias, produtos e serviços. E por isso merecem respeito. São assunto sério, sim.
Se o plano para 2023 envolve, direta ou indiretamente, propaganda e marketing para sua empresa ou negócio, trate-os com a seriedade que eles merecem. Se fizer isso, já vai ser um bom começo.